NUTRICIONISTA: Minha missão é te ajudar a ter uma relação mais saudável com você e com a alimentação. Atuo como nutricionista, com uma abordagem em nutrição terapêutica, aliando mente, emoções e corpo para um resultado mais eficaz e duradouro.
O poder do silêncio: Como encontrar o silêncio?
Você já procurou esse espaço?
Percebe que o mundo nos pediu essa quietação para que pudéssemos dar espaço para a voz de dentro! Você a está ouvindo?
Um estudo feito em ratos, mostrou o efeito do silêncio sobre o cérebro deles. Os pesquisadores descobriram que quando os ratos foram expostos a duas horas de silêncio diário, desenvolveram-se novas células numa região do cérebro associada à memória, emoção e aprendizagem.
Os dias têm sido muito difíceis e todos nós estamos, de alguma forma, aprendendo a reconhecer o poder do silêncio. Estamos entendendo que sempre há algo de positivo para ouvir. Guardando silêncio, somos capazes de ouvir nossos próprios pensamentos, que, antes, praticamente não tinham vez. Dá pra ouvir o som da vida!
Silêncio absoluto não existe. Há sons acidentais, como os produzidos pelo vento, por aparelhos domésticos e os dos alertas das mensagens de notificação no celular e no computador. Há sons quase inaudíveis, como o do coração que pulsa e o do sangue que corre nas veias.
Então vamos chamar esse espaço de: quietude! Estando nesse espaço conseguimos escutar o que realmente importa. É preciso cultivar o silêncio e ficar sozinho de vez em quando, se a ideia é entender tudo que se vê e se sente. Ausentar-se temporariamente do mundo e de todo burburinho nele presente ajuda a entrar em contato consigo mesmo e com o que se passa na própria mente. O pensamento, segundo o professor escocês Thomas Carlyle, não funciona exceto na quietude.
A quietude é a porta para avançarmos rumo à sabedoria. Há momentos em que tudo parece confuso, sem sentido, sem lógica. Nessas horas, sugiro que você pratique o saudável hábito de prestar atenção no silêncio. Cale-se, aquiete o coração, controle a respiração e feche os olhos. Em seguida, busque dentro de si as respostas de que precisa. Elas não estão lá fora, mas aí dentro, em sua alma. Em períodos complicados, ouça e enxergue com o coração. Ele sempre diz a coisa certa!
Coloque em sua rotina o dia do silêncio: 2 minutos já são o suficiente para trazer benefícios incríveis. Destine um dia da sua semana para colocar silenciar, aquietar. Desligue os aparelhos eletrônicos, coloque seus escritos em dia, ouça seu coração, desacelere, refleta e se livre das trivialidades. Crie seu próprio “templo”. Permita-se estar só, nem que por alguns minutos, na companhia exclusiva dos próprios pensamentos, isso é meditar.