NUTRICIONISTA: Minha missão é te ajudar a ter uma relação mais saudável com você e com a alimentação. Atuo como nutricionista, com uma abordagem em nutrição terapêutica, aliando mente, emoções e corpo para um resultado mais eficaz e duradouro.
Carboidrato: É o vilão ou mocinho?
Os carboidratos têm como principal função proporcionar energia rapidamente ao organismo. Eles são de fácil digestão e por esse motivo é preciso se atentar para a quantidade consumida, pois quando essa energia não é consumida, ela acaba sendo armazenada no organismo na forma de gordura nas células do tecido adiposo.
Podem ser classificados em simples e complexos de acordo com as características da molécula. Os complexos são ricos em fibras, assim a absorção de glicose (resultado final da digestão do carboidrato) fica menor, e por esse motivo são os mais indicados para serem consumidos.
Os simples não possuem quantidade significativa de fibras e por isso são de rápida absorção e são ótimos para serem consumidos em momentos específicos.
Carboidratos complexos
Os alimentos com carboidratos complexos são mais lentos para serem digeridos pelo organismo, sendo liberado o açúcar mais lentamente no sangue e ajudando a produzir a sensação de saciedade por um período maior, principalmente se o alimento possuir grande quantidade de fibras. Por isso, os alimentos ricos em carboidratos complexos são classificados como possuindo índice glicêmico baixo ou moderado.
Em sua grande maioria são alimentos menos doces, como o arroz e o macarrão integral, assim como cereais integrais, lentilhas, grão de bico, cenoura ou amendoim. São ideais para os diabéticos e também para serem consumidos durante o processo de emagrecimento, até porque também possuem grande quantidade de vitaminas do complexo B, ferro, fibras e minerais.
Carboidratos simples
Os alimentos ricos em carboidratos simples são aqueles que o corpo absorve mais rapidamente para serem utilizados como energia, o que pode trazer a sensação de fome mais rapidamente. Alguns exemplos podemos citar as farinhas refinadas, os açúcares, alimentos não integrais.
Aqui também podemos falar dos alimentos processados e ultra processados, que contém açúcar em excesso, permitindo a absorção muito rápida. Por isso são considerados de alto índice glicêmico, devendo, portanto, serem evitados pelos diabéticos e por pessoas que desejam baixar o peso. Exemplo: doces, refrigerantes, marmelada, sucos industrializados, gomas e guloseimas.
E então, existem carboidratos bons?
Não! O que existe é consumo consciente de acordo com sua necessidade individual. Por exemplo, um pão com farinha branca é excelente para pessoas que fazem corrida. Carboidratos são essenciais para nossa saúde, nosso cérebro usa muita energia vinda do consumo de carboidratos. E por isso posso classificar que uma escolha consciente de carboidratos consiste no consumo de alimentos integrais, frutas e vegetais e não ultrapassar de 45% da quantidade de energia diária.
Uma dica de como usar os carboidratos a seu favor:
Ganho de massa magra - consuma uma fonte de carboidrato simples com uma fonte de gordura antes do treino e até 1h depois do treino consuma uma fonte de carboidrato complexo com uma proteína.
Perda de massa gorda – consuma uma fonte de carboidrato complexo antes do treino e espere de 40min a 1h depois do treino para consumir proteína.
Para perda de peso – reduza a quantidade consumida atualmente em 1/3 e só consuma carboidratos complexos
Treinos de alta intensidade – consuma uma fonte de carboidrato simples no dia anterior ao treino, antes do treino e depois consuma fontes de carboidratos complexos ao longo do dia.
Não existe vilão ou mocinho, existe a sua necessidade individual e o consumo consciente!
Seja feliz !!!