NUTRICIONISTA: Minha missão é te ajudar a ter uma relação mais saudável com você e com a alimentação. Atuo como nutricionista, com uma abordagem em nutrição terapêutica, aliando mente, emoções e corpo para um resultado mais eficaz e duradouro.
Entenda o bom e o mal do café para nossa saúde
Quem não gosta de um cafezinho pela manhã ou no final da tarde, não é mesmo? Mas afinal, faz bem ou mal a nossa saúde?
O café possui uma grande quantidade de antioxidantes como ácido clorogênico, cafeína, teobromina, teofilina, tocoferóis, melanoidinas e compostos fenólicos. Esses compostos têm capacidade anti-inflamatória e antioxidante, as quais podem contribuir, por exemplo, a prevenir o cansaço e outras doenças, como câncer e problemas do coração. Além disso, há estudos também que mostram o café ajudando a combater a depressão, melhorando o humor e garantindo a disposição.
1. Combate o cansaço, melhora a memória, o estado de alerta e a percepção, além de aumentar a capacidade de concentração para a realização de tarefas simples, a capacidade auditiva, o tempo de retenção visual e a diminuição da sonolência.
2. Aumenta os níveis de energia, com o consumo de 1 xícara de café expresso.
3. Pode ajudar nos sintomas da depressão.
4. Contribui para hábitos sociais de convívio, que estimulam a convivência com outras pessoas e aumentam o bem-estar pessoal.
5. Previne câncer: como os de mama, ovários, pele, fígado, cólon e reto.
6. Previne e melhora as dores de cabeça com 1 ½ xícara de café expresso.
7. Pode estimular a perda de peso.
8. Pode melhorar a resistência em atletas de esportes de alta intensidade. Estudos sugerem o consumo de 3 mg de cafeína por kg de peso corporal 1 hora antes de praticar o exercício.
9. Proteger o coração.
A melhor forma de consumir essa bebida é que o café seja feito coado, passando a água quente através do filtro com o pó do café.
Seguem algumas recomendações:
Para adultos saudáveis:
Máximo 300 mg por dia.
Para gestantes ou que mulheres que planejam a gravidez:
Entre 200 a 300 mg por dia. No caso das grávidas, o consumo excessivo de cafeína pode aumentar o risco de aborto espontâneo ou atraso no desenvolvimento do bebê, principalmente quando se consome mais que 600 mg. Isso pode acontecer devido ao fato da cafeína ser eliminada mais lentamente do organismo em comparação a uma pessoa normal e, por isso, tomar café várias vezes ao dia pode fazer com que a quantidade de cafeína aumente cada vez mais.
Mulheres que estejam amamentando:
Máximo 200 mg de café por dia.
Para pessoas com problemas cardiovasculares ou aumento da pressão arterial devem limitar o seu consumo, já que não se tem a certeza da quantidade recomendada para estas situações.
1 xícara de café expresso contém cerca de 77mg de cafeína.
Café + cochilo espanta o sono e aumenta a concentração!
Uma excelente estratégia para combater a sonolência logo depois do almoço ou no meio da manhã, por exemplo, é tomar 1 xícara de café preto e tirar um cochilo de 20 minutos logo a seguir. Essas duas estratégias juntas é chamada de Coffee NAP, e favorece o funcionamento cerebral, deixando o sistema nervoso mais descansado e ativo para mais uma jornada de trabalho.
Mas e o que pode não ser bom no consumo do café depende muito da tolerância individual!
Então se atente:
- Primeiro ponto importante é a quantidade pois essa quantidade varia conforme a tolerância de cada um.
- Segundo ponto é o horário para beber:
- A cafeína prejudica a absorção de cálcio e ferro, portanto tomar um cafezinho após o almoço não é interessante para quem tem anemia ferropriva ou osteoporose.
- Como a cafeína é um estimulante, seu consumo depois das 15h pode levar a insônia.
- Terceiro ponto: café tem concentrações de cafestol e o kahweol, substâncias que podem aumentar o colesterol total. Quando preparado na forma “filtrada”, este risco diminui. Quem tem dislipidemia (colesterol aumentado, por exemplo) deve evitar beber o café expresso.
- Pessoas com doenças gástricas como gastrite e úlceras, devem preferir o consumo de café descafeinado.
- Pessoas muito ansiosas devem evitar o consumo, pois a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central e por isso, pode aumentar a ansiedade.
Para que você possa obter todos os benefícios no consumo do café, prefira o café coado, tomando no máximo 3 a 4 xícaras de café (de 50ml) por dia, consumindo até as 15h.
Mas o profissional da área de nutrição é quem pode avaliar quem pode consumir café, qual a melhor quantidade, tipo de café e preparo do mesmo, bem como os horários adequados para tomar esta bebida tão benéfica para a nossa saúde.