Especialista em desenvolvimento mental esportivo, fundadora da M3S Coaching, criadora do método 3S - Alto Rendimento Sustentado (Self Sustained Sufficiency). Ajuda profissionais e atletas a obterem resultados através do fortalecimento mental.
Como Usar a Linguagem Corporal para Vencer
Quem nunca ouviu aquela velha frase de que o corpo fala.
Pois é, ele fala e quem consegue entender o que ele diz tem uma grande vantagem pois consegue captar sinais ocultos, ser mais perceptível, negociar melhor, ganhar disputas e até mesmo passar mais confiança nos lugares que está.
Isso é tão intenso que é inconscientemente nos primeiros 03 segundos que categorizamos as pessoas através da leitura corporal - Gestos, expressões faciais, posição corporal de uma forma geral.
A linguagem corporal serve para nos proteger de alguém que muitas vezes fala mas não são sinceras no que dizem, para melhorar nossas relações de uma forma geral, principalmente no processo de vendas, para ajudar alguém caso você perceba uma atitude que a pessoa está se sentindo mal no ambiente e até mesmo para perceber a fraqueza do nosso adversário e vencer uma competição, disputa ou até mesmo uma negociação.
Isso é tão importante que Policiais Federais do FBI utilizam técnicas de linguagem corporal como auxílio em questionamentos às pessoas, eles conseguem identificar através das emoções – processo fisiológico e da expressão corporal e facial se a pessoa está mentindo, insegura, com medo ou até mesmo dizendo a verdade
Pra quem gosta do assunto, existe um livro chamado Manual de PERSUASÃO DO FBI (JACK SCHAFER) – que aborda exatamente esta linha de descobrir o que a pessoa quer dizer e não diz e ainda sim em como através da sua linguagem corporal influenciar as pessoas para que elas façam o que você deseja.
Essa técnica é muito utilizada também com Recrutadores de RH com os candidatos que estão em busca de um emprego, já que este é um momento que normalmente as pessoas só falam coisas boas.
O tema é tão importante que eu vou trazer um dado pra vocês:
QUE SOMENTE 7% DA NOSSA COMUNICAÇÃO ESTÁ NO QUE FALAMOS
55% ESTÁ NAS NOSSAS EXPRESSÕES
38% TOM DE VOZ E MANEIRA DE FALAR
Por ser um tema extenso e com diversas explicações, é importante que fiquemos atentos em não categorizado ações de maneira isolada pois existem outras informações para levar em consideração dentro do contexto, como por exemplo uma pessoa com os braços cruzados (a gente já logo pensa - ela está fechada, não quer conversa) mas pode ser que ela esteja somente com frio. É importante que antes de categorizar alguma leitura, você avalie se no caso deste exemplo não está realmente frio no ambiente.
VAMOS CONHECER OS SINAIS
SINAIS DE MENTIRA – não há uma máquina que diretamente acesse o centro da mentira, a análise são indiretas. A pessoa mente, então, fica nervosa, pressão sobre, batimento cardíaco aumenta, respiração acelera – o POLÍGRAFO é um indicador desse conjunto de indicadores, da reação das emoções.
Em análise corporal, não se analisa a mentira em si, mas analisa-se os comportamentos dela. A pessoa fica nervosa, agitada, se movimenta mais, mão fria, respiração acelera, alguns ficam corados na face (como citado acima, é importante avaliar se a pessoa não está nervosa pela situação, ex. um atleta que está jogando pela primeira vez em uma equipe de futebol profissional).
Continuando com os sinais de mentira, a pessoa que normalmente mente varia entre esses dois extremos, ou ela se movimenta demais ou fica praticamente paralisada – Entrevista de emprego a pessoa fica nervosa, ela vai se movimentar mais, ao perceber isso, ela irá tentar se controlar e se movimenta menos (o controle consciente).
Coçar o nariz ao falar algo também é um forte indício de mentira, mas importante analisar pois pode ser somente uma rinite alérgica mesmo. Por esse motivo, eu quero ressaltar que a gente precisa tomar cuidado com qualquer análise e tentar não fazê-la de forma isolada.
- Nosso cérebro presta muita atenção nas mãos das pessoas (isso desde a idade da pedra). Primeiro passo se você quer criar conexão mostre as mãos em forma de pirâmide quando for falar em público ou as palmas das mãos. Reparem em algumas palestras de pessoas importantes, veja que em alguns momentos elas mostram as palmas das mãos. Assim como algo que já sabemos também que é o aperto de mão, que deve ser sempre firme. Uma pessoa com um aperto de mão fraco não passa confiança, não estabelece conexão.
- Tocar sutilmente o cotovelo de uma pessoa que você está conhecendo ou precisa estabelecer uma conexão funciona demais. Pesquisa em Londres – cabine telefônica
- Em vendas, procure sentar na diagonal – se puder não sente na frente, comprovado também por pesquisas que a probabilidade da pessoa falar não é menor.
- Cadeira sempre na mesma altura.
- BRAÇOS CRUZADOS normalmente demonstram certo desconforto, uma boa técnica aqui é entregar algo, mostrar algo – como por exemplo uma amostra, um copo de água, um cartão de visitas, automaticamente ela irá segurar e se sentirá mais confortável.
- Em dinâmicas de grupo – seleção de emprego, normalmente as pessoas rapidamente identificam que são as pessoas com perfil de liderança – TOM DE VOZ, POSTURA e as demais pessoas se viram para ela sem perceber.
- Em um jantar por ex. as pessoas normalmente se viram para o ALPHA da mesa com ombros e pés.
- Se inclinar um pouco pra frente para fechar um negócio, ou em uma conversa de negócios, processos seletivos, etc.
GESTO COM OS BRAÇOS DE CIMA PARA BAIXO: Gesto de superioridade
- Balançar a cabeça enquanto outra pessoa fala é bom, demonstra interesse na conversa, porém em excesso demonstra falta de confiança e uma necessidade em excesso de agradar, uma preocupação excessiva com o que a pessoa pensa de você.
ANSIEDADE E NERVOSISMO
Vamos reparar aqui em um bebe, quando está nervoso, a mãe para relaxar faz carinho nele, com os adultos a reação é semelhante, só que neste caso, nós mesmos temos atos de auto relaxamento muitas vezes não percebemos. Por isso, sabendo deles, precisamos ficar atentos.
Normalmente quando a pessoa faz carinho em si é um sinal de auto relaxamento, significa um certo nervosismo.
- Sinal de lavar as mãos em água
- mulher quando está com colar, ficar tocando nas joias, bijuterias e homem ajeitar o nó da gravata ou a gola da camiseta
- morder lábios – unhas
- tocar na lateral da testa, demonstra vergonha... então em um processo onde vc está vendendo algo e a pessoa faz esse gesto, pode ser que ela esteja com vergonha de te falar que não tem dinheiro para concretizar a compra, se você identificar isso, já mude a estratégia, ofereça um desconto para não perder a venda, explique mais... enfim encontrar esses recursos deixa as pessoas mais confortáveis, e com pessoas confortáveis temos melhores relacionamentos e melhores negócios.
VAMOS PARA OS OLHOS
Contato visual a qualquer momento passa confiança. Já dizia meu avô desde quando eu era pequena, nunca confie em uma pessoa que não olha nos seus olhos durante uma conversa... e olha que nessa época pouco se falava sobre esse assunto.
- Eles são as janelas da alma e da mente também.
Podemos dizer que temos 03 tipos de olhares
SOCIAL / PODER / ÍNTIMO
Vamos pensar neles da seguinte maneira em forma de triângulos.
SOCIAL: forma triangular da seguinte maneira olho esquerdo, olho direito e queixo (triângulo invertido) olhar para o meio dele próximo ao nariz;
PODER: olho esquerdo, olho direito e testa – olhar para o centro – meio das sobrancelhas;
INTIMO: olho esquerdo, olho direito e colo – pessoa quer algo a mais – olhar no meio mais ou menos próximo ao pescoço, mesmo se você estiver sem decote.
MENTIRA – OLHOS PRA CIMA E PARA ESQUERDA (direita de quem faz) – São imagens visualmente construídas, ela está construindo a imagem o que está sendo pensado ou falado. Normalmente caracteriza mentira, a não ser que você peça pra ela imaginar algo. Ex. Imagine uma girafa azul com 03 patas.
VERDADE – OLHOS PRA CIMA E PRA DIREITA (esquerda de quem faz) lembrança visual de algo já vivido Ex. O que você almoçou ontem?
P BAIXO E ESQUERDA (direita de quem faz)
SE lembra de um sentimento, cheiro ou gosto. O que você achou do cheiro daquela comida, ou do sabor do almoço?
P BAIXO E DIREITA (esquerda de quem faz) Ela está em um momento de conversa interna. Ela com ela mesma.
Os gestos acima servem para qualquer situação. Se por exemplo você é atleta e irá competir é importante que esteja atento aos sinais do seu adversário como cutucar as pontas dos dedos, piscar em excesso, morder os lábios sem perceber, olhar muito para o chão, entre outros, todos esses são sinais de insegurança.
Sabendo disso, aproveite e faça o seu melhor para que a vitória seja certa.
Grande abraço!
Até o próximo artigo!