Patriccya Cardoso | PattiBrava
Especialista em Treinamento Funcional, graduada em educação física, pós-graduada em treinamento desportivo e criadora do projeto PattiBrava no YouTube.
Enquanto a grande maioria das pessoas não conseguem sequer sobreviver a duas semanas de exercícios consistentes?
Muitas vezes isso ocorre porque em vez de definir uma meta palpável, traçamos uma meta final para curto prazo, ou não conseguimos fazer um planejamento que nos leve até o objetivo, e consequentemente não conseguimos alcançá-las.
Antes de começar a treinar, normalmente imaginamos onde queremos estar, temos entusiasmo e motivação para sair da zona de conforto que estamos, mas, essa empolgação costuma durar pouco e deixamos a meta de lado.
Isto é mais comum do que deveria.
Primeiro precisa aprender a colocar metas alcançáveis e mensuráveis!
Metas mensuráveis
Quando uma meta é específica e mensurável, é mais provável que seja alcançada e algumas vezes podemos conquistar até mais do que definimos.
S = Específico, as metas devem ser definidas de forma simples e possível de realizar, focando em um resultado específico.
Meta sem especificidade:
Metas específicas:
M = Mensurável, as metas precisam ser definidas de forma que você consiga perceber as mudanças ao longo do caminho.
Meta não mensuráveis:
Meta mensuráveis:
A = Alcançável, as metas devem ser projetadas. Elas devem alongá-lo ligeiramente, para que você se sinta desafiado, mas não cause estresse ou lesões.
Meta não alcançável:
Meta alcançável:
R = Relevante, tenha certeza que seu objetivo é relevante e realista.
Meta não relevante:
Meta relevante:
T = Limite de tempo, as metas devem estar em um cronograma que seja prático com uma certa urgência de início, assim você terá uma tensão saudável que te impulsiona a prática.
Meta sem limite de tempo:
Meta com limite de tempo:
Trabalhando com cada um dos termos da sigla SMART, você terá uma meta realista e alcançável.
Isso o ajudará a definir metas específicas com o prazo ideal para alcançá-las.
As metas bem estabelecidas ajudam a definir intenções claras, para que você chegue na vida fitness. Lembrando, que o fitness que falamos aqui, não é a pessoa que vive na academia e sim aquela que não quer ser sedentária e que quer ter refeições saudáveis, ou seja, quem quer ter uma vida saudável.
A autodisciplina é definida como "a capacidade de se controlar e de se esforçar muito ou se comportar de uma maneira específica, sem precisar que outra pessoa lhe diga o que fazer". Em outras palavras, a autodisciplina é um compromisso consigo mesmo e envolve cumprir esse compromisso, mesmo quando for difícil.
A maioria de nós tem um milhão de coisas que preferimos fazer do que acordar cedo para malhar. No entanto, existem aqueles que irão definir o alarme, se levantar e treinar. Quando você assume um compromisso consigo mesmo e segue diariamente, isso é disciplina.
A motivação é um sentimento ou desejo de fazer algo. Quando você está navegando pelo Instagram e vê um influenciador fitness com o corpo dos seus sonhos, pode sentir uma inspiração repentina ou vontade de fazer exercícios. Você pode ter a mesma sensação lendo citações de aptidão motivacional ou ouvindo discursos motivacionais poderosos.
Por exemplo: você pode estar fazendo sessões de corridas porque seu motivo é emagrecer.
Incluir um porquê pode motivar você a treinar.
A disciplina, por outro lado, é ação. Não é apenas se sentir motivado ou se lembrar do porquê, é sair e fazer o treino. A motivação é passageira. Pode ser alto em um segundo e cair no próximo.
Suas circunstâncias podem aumentar sua motivação (por exemplo, um dia ensolarado) ou pode diminuir sua motivação (por exemplo, um dia frio e chuvoso).
Disciplina é treinar, com ou sem motivação.
Não deixe o porquê dominar a sua rotina de treino, aprenda a usar o porquê somente nos momentos em que você se sentir deprimido ou com falta de vontade para treinar.
As desculpas são inimigas da disciplina. Embora muitas vezes sejam válidos, eles nos impedem de realmente alcançar nosso melhor potencial. Para cumprir nossos objetivos, queremos eliminar o máximo de desculpas possíveis. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
Comece o seu dia cedo. Se você é como a maior parte do mundo e sua lista de tarefas é infinitamente longa, comece cedo. Essas poucas horas extras em seu dia farão uma enorme diferença.
Pense no seu treino como uma reunião importante. Saiba com antecedência o que você fará e quando o fará. Escreva em seu planejador. Não deixe nada atrapalhar seu treino que é tão importante.
Estamos todos incrivelmente ocupados. Há tanta coisa acontecendo na vida que pode ser difícil abrir espaço para si mesmo, até mesmo para sua saúde. É por isso que é fundamental ser realista com o tempo que você tem para treinar.
Abra espaço para que o treino aconteça e seja realista sobre o que você pode fazer. Se você tem uma agenda aberta e uma hora ou mais para treinar em uma academia, ótimo! No entanto, se você está super ocupado com a vida, treine de acordo com o que você aguenta, mesmo que isso signifique encaixar um treino rápido em sua pausa para o almoço.
A disciplina não vem de uma vez e não significa que você tem que ser perfeita.
Saiba que levará tempo para desenvolver uma disciplina sólida e, se por algum motivo algum dia, sair do caminho não é o fim do mundo. Disciplina significa abraçar uma mentalidade de crescimento; permitindo erros, mas aprendendo com eles e tendo tempo para melhorar, em vez de esperar a perfeição.
Venha desenvolver sua disciplina de treino comigo,
tenho treinos no YouTube que te ajudarão a mantê-la no caminho certo.
Aqui no GUIA-DE-VIDA temos outras profissionais que irão adorar fazer parte da sua evolução.
Nutricionista:
Jack Crozara
Psicóloga: Silvia Moraes
Coaching: Amanda Ciaramicoli
Espero que você tenha gostado do artigo, se ficou com dúvida deixe um comentário abaixo!
Vamos continuar treinando!
Grande abraço!
Até o próximo artigo!
Patriccya Cardoso | PattiBrava
Especialista em Treinamento Funcional, graduada em educação física, pós-graduada em treinamento desportivo e criadora do projeto PattiBrava no YouTube.
Charles Chaplin
Todos os direitos reservados | Criação e Projeto - Produtora TAG12