O Que Significa Ser Zen: Reflexões da Monja Coen

Guia de Vida • July 19, 2024

A verdadeira essência de ser zen através das palavras inspiradoras da Monja Coen

A busca por paz interior, equilíbrio e simplicidade na vida moderna pode ser um desafio constante. No meio da correria diária, muitos de nós procuramos formas de encontrar um pouco de tranquilidade e clareza. Foi pensando nisso que decidi compartilhar algumas reflexões da Monja Coen sobre o que significa realmente "ser zen".


Ser zen não é sobre se afastar do mundo ou viver uma vida de inatividade e indiferença. Pelo contrário, como a Monja Coen nos ensina, ser zen é estar profundamente engajado com a vida em todas as suas formas, desde as mais simples tarefas cotidianas até os desafios mais complexos da existência. Ser zen é uma prática de presença, de gratidão e de ação consciente.


Neste post, trago as palavras inspiradoras da Monja Coen que nos convidam a repensar nossos conceitos de simplicidade, serviço, respeito e presença. Elas nos lembram que ser zen é estar em harmonia com o fluxo da vida, enfrentar os problemas com criatividade, viver com gratidão e não carregar pesos desnecessários. É uma filosofia de vida que pode transformar nosso modo de ver o mundo e de nos relacionarmos com ele.


Espero que estas palavras ofereçam a você uma nova perspectiva e, talvez, uma nova prática para incorporar em seu dia a dia. Que possamos todos encontrar maneiras de sermos mais presentes, mais conscientes e mais conectados com o aqui e agora.


A monk in a red robe is walking down a street.

Reflexões da Monja Coen


Ser zen não é ficar numa boa o tempo todo, de papo para o ar, achando tudo lindo sem fazer nada.

Ser zen é ser ativo. É estar forte e decidido.

E caminhar com leveza, mas com certeza. É auxiliar a quem precisa, no que precisa e não no que se idealiza.


Ser zen é ser simples. Da simplicidade dos santos e dos sábios. Que não precisam de nada. Nada mais que o necessário. Para o encontro, a comida, a cama, a diversão, o trabalho.


Ser zen é fluir com o fluir da vida. Sem drama, sem complicação.


Na hora de comer, come comendo, sem ver televisão, sem falar desnecessário. Sente o sabor do alimento, a textura, o condimento. Sente a ternura (ou não) da mão que plantou e colheu, da terra que recebeu e alimentou, do sol que deu energia, da água que molhou, de todos os elementos que tornam possível um pequeno prato de comida à nossa frente.


Sente gratidão, não desperdiça. Come com alegria. Para satisfazer a fome de todos os famintos.


Bebe para satisfazer a sede de todos os sedentos. Agradecendo e se lembrando de onde vem e para onde vai.


A chuva, o sol, o vento, o guarda, o policial, o bandido, o açougueiro, o juiz, a feiticeira, o padre, a arrumadeira, o bancário e o banqueiro, o servente e o garçom, a médica e o doutor, o enfermeiro e o doente, a doença e a saúde, a vida e a morte, a imensidão e o nada, o vazio e o cheio, o tudo e cada parte.


Ser zen é ser livre e saber os seus limites.


Ser zen é servir, é cuidar, é respeitar, compartilhar.


Ser zen é hospitalidade, é ternura, é acolhida.


Ser zen é o kyosaku, bastão de madeira sábia, que acorda sem ferir, que lembra deste momento, dos pés no chão como indígenas, sentindo a Terra-Mãe sustentando nossos sonhos, nossas fantasias, nossas dores, nossas alegrias.


Ser zen é morrer. Morrer para a dualidade, para o falso, a mentira, a iniqüidade.


Ser zen é renascer a cada instante. Na flor, na semente, na barata, no bicho do livro na estante.


Ser zen é jamais esquecer de um gesto, de um olhar, de um carinho trocado no presente-futuro­passado.


Ser zen é não carregar rancores, ódios, cismas nem terrores.


Ser zen é trocar pneu, as mãos sujas de graxa.


Ser zen é ser pedreiro, fazendo e refazendo casas.

A woman is laying on a yoga mat with her eyes closed and listening to music with headphones.

Ser zen é ser simplesmente quem somos e nada mais.


É a respiração que respira em cada ação.


É fazer meditação, sentar-se para uma parede, olhar para si mesmo. Encontrar suas várias faces, seus sorrisos, suas dores.


É entregar-se ao desconhecido aspecto do vazio. Não ter medo do medo. Não se fazer ou, se o fizer, assim o perceber e voltar.


Ser zen é voltar para o não-saber, pois não sabemos quase nada. Não sabemos o começo, nem o meio, muito menos o fim. E tudo tem começo, meio e fim.


Ser zen é estar envolvido nos problemas da cidade, da rua, da comunidade. É oferecer soluções, ter criatividade, sorrir dos erros, se desculpar e sempre procurar melhorar.


Ser zen é estar presente. Aqui, neste mesmo lugar. Respirando simplesmente, observando os pensamentos, memórias, aborrecimentos, alegrias e esperanças.


Quando? Agora, neste instante. É estar bem aqui onde quando se fala já se foi. Tempo girando, correndo, passando, e nós passando com ele. Sem separação.


Ser zen é Ser Tempo.


Ser zen é Ser Existência.



— Monja Coen


A book and a tablet are sitting next to each other on a table.

Conclusão


As palavras da Monja Coen nos mostram que ser zen vai além de se afastar do mundo ou buscar inatividade. É sobre estar ativamente engajado com a vida, mantendo uma prática de presença, simplicidade e gratidão. Ao incorporar essas reflexões em nosso cotidiano, podemos encontrar um equilíbrio entre ação e introspecção, vivendo com uma nova perspectiva de serviço e conexão. Que estas ideias inspirem você a explorar e integrar o zen em sua vida, promovendo um estado de consciência plena e harmonia com o presente.

Grande abraço!
Até o próximo artigo!

Compartilhe esse artigo!

Livros Recomendados

Aproveite os descontos exclusivos Guia-de-Vida

Ir para a Biblioteca
Por Fábio Coelho 4 de abril de 2025
Como Escrever um Curta-Metragem | Guia Prático com Exemplos Famosos
Capa dos melhores livros de Philip K. Dick, autor de Blade Runner e Minority Report.
Por Guia de Vida 14 de março de 2025
Descubra os 7 melhores livros de Philip K. Dick, o mestre da ficção científica. Veja quais obras inspiraram filmes como Blade Runner e O Vingador do Futuro!
Como Escolher a Melhor Produtora de Vídeo Institucional
Por Fábio Coelho 27 de fevereiro de 2025
📹 Procurando uma produtora de vídeo institucional? Descubra como escolher a melhor opção para sua empresa e conheça a TAG12, especialista em vídeos corporativos.